Essa sopa tem muita memória afetiva para mim: era o tipo de jantar que minha mãe fazia para nós quando chegávamos da escola à noitinha. Mesmo que o dia fosse cheio para ela (minha mãe sempre me inspirou como uma mulher de carreira e mesmo assim era extremamente cuidadosa com a família), mamãe sempre arrumava um jeito de servir comidinha saudável para nós. Macarrão com carne moída e molho caseiro, omelete e sopinhas como essa são as que ficaram na minha memória.
Sopa de Mãe (vegetais e carne)
Rendimento: 6 porções Nível de Dificuldade: Fácil.
Tempo de Preparo: 50 min.
Armazenamento: na geladeira por até 5 dias ou no congelador por até 30 dias.
Ingredientes
1/2 cebola cortada em cubos
3 dentes de alho picadinhos
500g de carne de panela em cubos (acém, paleta, coxão mole, músculo, etc)
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de azeite
1 folha de louro
2-3 xícaras de água ou caldo de vegetais caseiro
1 lata de tomates pelados
3-4 xícaras de vegetais picados (batata, chuchu, abóbora, abobrinha, pimentão, cenoura, etc)
1 xícara de repolho picado
Cheiro-verde picado a gosto
Modo de Preparo
Tempere a carne com sal e pimenta do reino.
Coloque o azeite em uma panela de pressão e aqueça. Adicione a carne e grelhe até que todos os pedaços estejam dourados.
Acrescente a cebola e o alho e refogue. Acrescente 1 1/2 xícara de água, o louro e os tomates pelados.
Feche a panela de pressão e leve ao fogo alto. Quando a panela começar a chiar, abaixe o fogo e deixe cozinhar na pressão por cerca de 30 minutos.
Retire a pressão da panela e destampe. Com as costas de uma colher, amasse os tomates pelados e a carne levemente.
Adicione todos os vegetais (exceto o repolho) a panela e deixe cozinhar em fogo médio (sem pressão) por cerca de 15 minutos ou até que os vegetais estejam macios.
Acrescente o repolho e cozinhe por mais 3-5 minutos.
Experimente a sopa e ajuste os temperos com sal e pimenta do reino.
Finalize com um pouco de cheiro-verde fresco picadinho.
O que usamos na cozinha?
Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!
Adaptando a Receita para Bebês!
Idade Sugerida: +6 meses.
- Evitamos dar sopas e cremes na Introdução Alimentar porque elas não ensinam a mastigar, movimentar o alimento, pegar e levar à boca, etc. Elas também costumam ser mais ralas e menos densas em nutrientes. Para bebês, é muito melhor oferecer os vegetais e carne bem cozidos por exemplo do que batidos em uma sopa rala misturada com caldo que diluirá esses nutrientes. Além disso, os pedaços de alimentos ou a papinha adequada oferece muito mais oportunidade de aprendizado motor e sensorial.
- Dito isso, a sopa não é absolutamente proibida! Se ela faz parte da alimentação e cardápio normal da família pode ser oferecida na refeição justamente para incluir o bebê naquele hábito familiar. Se esse for o caso, indico que a sopa seja feita bem grossa/cremosa para o bebê para que ele possa treinar com mais facilidade levar a colher com a sopa grossa à boca ou que uma sopa com mais pedaços e menos caldo.
- Além disso, omita o sal e adapte a quantidade de pimenta. Bebês podem comer pequenas quantidades de pimenta e isso ajuda a se acostumarem com os hábitos da casa.
Observação sobre a Janela Imunológica:
A Janela Imunológica é o melhor momento para apresentar alimentos potencialmente alergênicos aos bebês pois isso diminui a chance de desenvolver alergias. A janela ocorre entre os 6 e os 9 meses de idade. Os alimentos potencialmente alergênicos que devemos oferecer na janela:
Ovos (gemas e claras)
Trigo
Peixes e Frutos do Mar
Derivados do Leite de Vaca (manteiga, iogurte e creme de leite fresco por exemplo)
Oleaginosas (castanhas, amêndoas, pistaches, macadâmias, etc) e Amendoim, oferecidas em preparações na forma de pastas ou farinhas ou trituradas.