Panquecas com mirtilos são meu tipo favorito de panqueca. É que essa frutinha misturada na massa explode ao cozinhar na frigideira e acaba fazendo pocinhas de calda de mirtilo dentro da massa. Hmmmm... Me deu água na boca só de pensar!
Essa é uma panqueca que não leva leite na composição (se você usar o leite vegetal) e também não tem glúten! É uma ótima opção se você tem alergias ou restrições alimentares.
Além de ser uma delícia e muito fácil de fazer.
Panqueca sem Glúten com Mirtilo
Rendimento: 6-8 porções Nível de Dificuldade: Fácil.
Tempo de Preparo: 5 min.
Tempo de Cozimento: 10 min.
Armazenamento: na geladeira por até 3 dias ou no freezer por até 1 mês.
Ingredientes
1/2 xícara de farinha de amêndoas
1/3 de xícara polvilho doce
1/4 de xícara de farinha de coco
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
4 ovos
1/4 de xícara de leite (pode ser vegetal)
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de chá de vinagre
Modo de Preparo
Misture e peneire os ingredientes secos: as farinhas, polvilho, açúcar, sal, bicarbonato. Reserve.
Em outra tigela, misture os ovos, leite e vinagre.
Misture os secos e líquidos.
Aqueça uma frigideira untada com manteiga ou óleo de coco e coloque colheradas da massa sobre ela. Usei uma forminha pra garantir panquecas redondinhas, já que essa massa é bem líquida.
Coloque alguns mirtilos sobre a massa imeditamente e tampe a frigideira. Deixe cozinhar em fogo baixo por 2 minutos. Vire a panqueca e deixe dourar por mais 2 minutos.
Retire a panqueca da frigideira e coloque em um prato em um forno levemente aquecido. Assim, as panquecas vão permanecer quentinhas até a hora de servir todas.
Antes de começar a próxima panqueca, passe um papel toalha na frigideira para tirar o excesso de sujeira (especialmente o caldinho dos mirtilos que fica na panela).
Continue fazendo panquecas desse jeito até acabar a massa.
Sirva com um pouquinho de mel, melado de cana ou néctar de coco.
Adaptando a Receita para Bebês!
Idade Sugerida: +9 meses.
Omita o açúcar da receita.
Essa receita pode ser oferecida para completar os lanches ou cafés da manhã para bebês. Sugiro que você faça isso a partir dos 9 meses de idade. Antes disso, se dedique a oferecer frutas no lanche e café da manhã para que bebê aprenda a consumir esses alimentos (ele não precisa dos complementos ainda).
Observação sobre a Janela Imunológica:
A Janela Imunológica é o melhor momento para apresentar alimentos potencialmente alergênicos aos bebês pois isso diminui a chance de desenvolver alergias. A janela ocorre entre os 6 e os 9 meses de idade. Os alimentos potencialmente alergênicos que devemos oferecer na janela:
Ovos (gemas e claras)
Trigo
Peixes e Frutos do Mar
Derivados do Leite de Vaca (manteiga, iogurte e creme de leite fresco por exemplo)
Oleaginosas (castanhas, amêndoas, pistaches, macadâmias, etc) e Amendoim, oferecidas em preparações na forma de pastas ou farinhas ou trituradas
O que usamos na cozinha?
Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!
Outras opções de lanche:
O que te impede de ser mais saudável?
Falta de organização ou planejamento?
Baixa habilidade culinária?
Dificuldade de saber o que de fato é saudável?
Pouco tempo para cozinhar?
Suas emoções ditam o que você come?
No "Descobrindo a Cozinha Saudável", depois de meses de preparo (eu diria até anos), vou dividir com você tudo o que aprendi sobre como ultrapassar obstáculos assim! E te mostrar o meu Método Cardápio Versátil, criado justamente para ajudar nestes desafios.
Vamos usar ferramentas simples e eficientes para diminuir o desperdício de alimentos, otimizar o trabalho na cozinha, planejar as refeições e preparar delícias saudáveis para o dia a dia.
Comments