Uma das minha culinárias preferidas é a Indiana! Cheia de sabores vibrantes, apimentados e rico em especiarias. Os 3 principais ingredientes da gastronomia indiana são derivados do leite: a manteiga ghee, o iogurte e o paneer.
O Paneer é um queijo indiano, é super gostoso e fácil de fazer em casa. E se você gosta de cream cheese e requeijão, o Paneer vai ser uma ótima receita pra você.
Paneer
Rendimento: aproximadamente 200g de queijo.
Nível de Dificuldade: Fácil.
Tempo de Preparo: 40-50 min.
Armazenamento: na geladeira até 5 dias.
Ingredientes
1 litro de leite integral
Suco de 1 limão
Sal, pimenta do reino e ervas frescas a gosto
Modo de Preparo
Em uma panela, aqueça o leite até atingir a fervura.
Desligue o fogo e adicione o suco do limão.
Misture levemente e deixe em repouso por 2 minutos. Durante este tempo você irá perceber o leite formando grandes coágulos que vão formar nosso queijo.
Despeje o conteúdo da panela em um recipiente, usando um pano de fazer queijo (pode ser um pano de prato limpo) para coar o leite. Ou seja: separar os coágulos do soro do leite.
Reserve o soro para utilizar em outras receitas, como neste pão caseiro.
A consistência do Paneer vai variar de acordo com o tempo que você vai deixar ele escorrendo neste pano. Para um queijo mais macio: deixe escorrer por 30-40 min na geladeira. Para um queijo de corte/mais duro: deixe mais tempo.
Sirva temperado a gosto. Eu usei azeite, sal, pimenta do reino e algumas ervas frescas.
Adaptando a Receita para Bebês!
Idade Sugerida: +6 meses.
Esse queijo pode ser feito sem sal e servido em pequenas quantidades como uma forma de expor a criança a esse alimento potencialmente alergênico ainda na Janela Imunológica. Leia mais sobre isso abaixo!
Observação sobre a Janela Imunológica:
A Janela Imunológica é o melhor momento para apresentar alimentos potencialmente alergênicos aos bebês pois isso diminui a chance de desenvolver alergias. A janela ocorre entre os 6 e os 9 meses de idade. Os alimentos potencialmente alergênicos que devemos oferecer na janela:
Ovos (gemas e claras)
Trigo
Peixes e Frutos do Mar
Derivados do Leite de Vaca (manteiga, iogurte e creme de leite fresco por exemplo)
Oleaginosas (castanhas, amêndoas, pistaches, macadâmias, etc) e Amendoim, oferecidas em preparações na forma de pastas ou farinhas ou trituradas.
O que usamos na cozinha?
Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!
Complete a sua refeição:
O que te impede de ser mais saudável?
Falta de organização ou planejamento?
Baixa habilidade culinária?
Dificuldade de saber o que de fato é saudável?
Pouco tempo para cozinhar?
Suas emoções ditam o que você come?
No "Descobrindo a Cozinha Saudável", depois de meses de preparo (eu diria até anos), vou dividir com você tudo o que aprendi sobre como ultrapassar obstáculos assim! E te mostrar o meu Método Cardápio Versátil, criado justamente para ajudar nestes desafios.
Vamos usar ferramentas simples e eficientes para diminuir o desperdício de alimentos, otimizar o trabalho na cozinha, planejar as refeições e preparar delícias saudáveis para o dia a dia.