Eu não me considero uma pessoa preguiçosa. Mas tenho os meus momentos, especialmente quando o assunto é cozinha. Tem dia que preparar uma massa fresca do zero parece uma excelente maneira de gastar tempo e energia; e tem dias que tudo o que eu quero é resolver o jantar com o mínimo de louça suja e tempo em pé na frente do fogão.
No meu terceiro trimestre de gravidez (e com todas as coisas que preciso resolver antes da licença maternidade começar), os meus dias tem pedido mais praticidade e rapidez e menos bagunça na cozinha. Por isso, resolvi fazer 3 Jantares Preguiçosos no vídeo dessa semana! Cada refeição é preguiçosa por um motivo: algumas são rápidas, outras exigem pouco tempo de pré-preparo… cada uma é prática a sua maneira.
Este Macarrão de Arroz com Tofu é prático por vários motivos:
Fica pronto em menos de 20 minutos;
Suja pouca louça;
Não leva carne, então você não precisa lembrar de descongelar com antecedência (que saco é esquecer de descongelar e ficar lutando com a carne no microondas);
As sobras de pepino redem uma saladinha deliciosa que pode ser consumida em outras refeições também.
Se você é vegetariano/vegano, essa receita é excelente pra você: o tofu é uma deliciosa fonte de proteínas, bem como o tahine do molho (que também rico em cálcio)!
Macarrão de Arroz com Tofu e Salada Refrescante de Pepino
Rendimento: 3 porções. Nível de Dificuldade: Fácil. Tempo de Preparo: 15 minutos. Armazenamento: o macarrão pode ser guardado na geladeira por até 4 dias; a salada de pepino pode ser armazenada na geladeira por até 3 dias.
Ingredientes
1 pepino japonês
200g de Macarrão de Arroz (Vermicelli/Bifum)
250g de Tofu
1 colher de sobremesa de óleo de gergelim ou azeite
5 colheres de sopa de vinagre de maçã ou de arroz
2 colheres de sopa de gengibre fresco picado ou ralado (se for usar gengibre em pó, use só uma pitadinha)
1/2 colher de chá de pimenta calabresa + 1 pitada para a salada
1/4 de xícara de shoyu (sem glutamato monossódico)
3 colheres de sopa de mel ou melado de cana
1 punhado de cebolinha picada
2 colheres de sopa de tahini ou pasta de amendoim integral
Sal a gosto (cuidado que o shoyu já é salgado)
Modo de Preparo
Corte o pepino em rodelas ou diagonais e salpique um pouco de sal sobre eles. Esfregue o sal nas rodelas e deixe repousar por 5 minutos.
Enquanto isso, coloque uma panela de água para ferver. Vamos cozinhar o macarrão nela mais tarde.
Corte o tofu em cubos. Leve a uma panela aquecida com o óleo de gergelim ou azeite. Doure o tofu até que esteja bem crocante por fora e dourado.
Quando o tofu estiver dourado, desligue o fogo. Faça uma pausa rápida para espremer seu pepino, retirando dele o excesso de água. Coloque o pepino espremido em uma tigela e a água do pepino na panela com tofu.
Adicione também à panela do tofu 4 colheres de sopa de vinagre, o mel, o shoyu, o tahini, a pimenta calabresa, 1 colher de sopa de gengibre picado. Cozinhe em fogo baixo por 5 minutos.
Enquanto isso, volte sua atenção à salada de pepino: na tigela com o pepino espremido, coloque o restante do gengibre, o restante do vinagre, 1 pitada de pimenta calabresa e 1 pitada de sal. Misture e reserve sua salada, que já está pronta!
Neste ponto, seu tofu já deve estar bem bonito e brilhante com um molho espesso o acompanhando na panela. Desligue o fogo para que o molho não seque completamente.
Coloque o macarrão de arroz para cozinhar na água fervente. Cozinhe por cerca de 2-3 minutos.
Retire o macarrão de arroz da panela de cozimento e adicione à panela de tofu e molho. Misture.
Acrescente a cebolinha picada e experimente. Ajuste os temperos com sal e pimenta se necessário.
Sirva o macarrão com a saladinha de pepinos.
Comments