Feijão tem ferro? Sim! 2,2mg por 100g! Continuemos a comer feijão por seus nutrientes e sabor delicioso! Mas ele não é o campeão de ferro, hein? Existem outras opções maravilhosas!
▫️A melhor fonte de ferro são os alimentos de origem animal, já que eles possuem o ferro-heme. Carne vermelha, ostras, sardinhas, coxas e sobrecoxas de frango são boas fontes; mas as campeãs são fígado e outras vísceras como o coração de galinha.
▫️O ferro não-heme é encontrado em plantas e é absorvido com 2 a 13% de eficiência. E quanto há fibras e ácido fítico como nos grãos, cai para 1,8%. Por isso a RDA de ferro para vegetarianos é 1,8X maior.
🥦 Acima, apresento algumas fontes de ferro em 100g do alimento! Lá vão ainda mais fontes para vocês:
✅ Carne Bovina (Patinho): 2,4mg
✅ Camarão: 3mg
✅ Mexilhões: 3mg
✅ Fígado de Boi: 5,8mg
✅ Feijão de Soja: 5,1mg (atenção: ferro não-heme)
✅ Palmito e Gueroba: 3,1mg (atenção: ferro não-heme)
✅ Agrião e Rúcula: 1,5mg.
✅ Molho de tomate: 1mg (atenção: ferro não-heme)
✅ Brócolis: 0,7mg (atenção: ferro não-heme)
✅ Lentilha: 3,4mg
✅ Sobrecoxa de Frango: 1,2mg
✅ Bisteca Suína: 1mg
✅ Sardinhas: 2,9mg
✅ Amendoim: 4,6mg (atenção: ferro não-heme)
✅ Mexilhões: 3mg
✅ Coração de galinha: 9mg
✅ Fígado de galinha: 11mg
✅ Feijão: 2,2mg (atenção: ferro não-heme)
✅ Ora-pro-nóbis: 14mg (atenção: ferro não-heme)
❗️ A conclusão aqui é que com uma alimentação variada e cheia de comida de verdade é super possível ter uma dieta adequada em ferro, seja você vegetariano ou não! Anote as ideias de alimentos-fonte que você mais gostar e insira no seu dia a dia em receitas bem gostosas!
‼️ Dica extra: comer fontes de ferro e fontes de vitamina c na mesma refeição ajuda a melhorar a absorção do ferro!
Fique atento!
💪Você come ferro o bastante? Esse é um nutriente que costuma faltar na alimentação das pessoas! Entre as pessoas que devem ter mais atenção estão:
👩🏽 Mulheres entre 14 e 50 anos, já que a menstruação faz a necessidade de ferro aumentar muito;
🤰🏿Gestantes! Para formar o bebê e sustentar a gravidez, a necessidade de ferro aumenta em 50%! Eu recomendo fortemente que você dê uma olhada no nosso curso Mamãe Leve: Alimentação para a melhor espera! Ele vai te ajudar demais a comer bem durante a gestação, evitar complicações como anemia e diabetes gestacional e lidar com intercorrências comuns como náuseas, constipação, azia, etc. Além disso, ele te ajuda a cuidar de si e do bebê para que ambos tenham mais saúde e bem-estar!
🥬 Vegetarianos! Isso porque o ferro obtido a partir de vegetais é menos biodisponível, ou seja, é mais difícil de absorver e usar no corpo. Por isso, a gente calcula que o vegano precisa comer 80% mais ferro do que uma pessoa que consome ferro de fontes animais e vegetais. Isso não é difícil, mas é preciso prestar atenção nas fontes diárias de ferro da alimentação!
Durante a Gestação...
Mulheres precisam prestar muita atenção no consumo de ferro, em especial as gestantes e puérperas. Consumir carnes e vísceras e outras boas fontes de ferro protege contra a anemia materna e outros problemas de saúde. As carnes e vísceras possuem ferro do tipo heme, que é o melhor absorvido! Além disso, não causa constipação como os suplementos de ferro.
Durante a gestação a necessidade de ferro aumenta em 1,5 vezes, já que além da grande produção de células sanguíneas, a placenta do bebê também demanda bastante ferro. A deficiência de ferro aumenta as chances de parto prematuro e baixo peso ao nascer. Ela também pode prejudicar a função da tireóide, o que pode acarretar em atrasos de desenvolvimento neurológico no bebê.
Ferro inadequado na gestação é fator de risco para várias complicações como pré-eclâmpsia, hispotiroedismo, parto prematuro. Sua deficiência prejudica o crescimento e o desenvolvimento neurológico do bebê. Além de aumentar o risco de obesidade, diabetes e pressão alta por toda a vida do bebê.
E se a mamãe for vegetariana?
Alguns minerais têm diferenças em absorção quando vem de fontes animais e vegetais. Ferro e zinco são os mais notáveis.
O ferro heme é o disponível em alimentos de origem animal e são absorvidos com 25 a 40 % de eficiência. O ferro não-heme é encontrado em plantas e é absorvido com 2 a 13% de eficiência. E quanto há fibras e ácido fítico como nos grãos, cai para 1,8%. Por isso a RDA de ferro para vegetarianos é 1,8X maior.
O ferro é encontrado em leguminosas, sementes de abóbora, vegetais verdes escuros cozidos e spirulina.
A maior parte do zinco vem de alimentos animais e a biodisponibilidade é melhor. Em vegetais,a presença do ácido fítico atrapalha a absorção do zinco. A necessidade de zinco do vegetariano é 50% maior do que a dos não vegetarianos, um estudo relatou.
O zinco está presente em oleaginosas, sementes, leguminosas e grãos integrais.
É importante deixar de molho, fermentar e/ou fazer brotos de leguminosas, oleaginosas, sementes e grãos antes de comer para melhorar a disponibilidade do zinco e do ferro.
Use também alimentos com vitamina C junto com os alimentos fonte de ferro para melhorar a absorção. Separe as fontes de ferro dos alimentos ricos em cálcio e taninos (como chás e café), uma vez que eles atrapalham a absorção.
Se necessário, suplemente!
E sobre os suplementos?
Muitos suplementos de ferro não são bem absorvidos e tem efeitos colaterais como constipação, náusea e azia. Por exemplo, o sulfato ferroso e o fumarato ferroso.
A melhor fonte de ferro são os alimentos de origem animal. O ferro heme que eles possuem é absorvido de 2-4 vezes melhor do que o ferro não-heme. Carne vermelha, ostras, sardinhas, coxas e sobrecoxas de frango são boas fontes; mas as campeãs são fígado e outras vísceras.
O Bisglicinato de ferro é a melhor forma de ferro para suplementar.
Spirulina pode ser um bom suplemento para obter ferro também.
Receitas ricas em Ferro
Aproveite estas ideias deliciosas para colocar mais ferro na sua alimentação:
Nosso e-book de receitas do curso Mamãe Leve inclui receitas exclusivas com foco nos nutrientes necessários para uma boa gestação como Vaca Atolada, Harira, Pesto Verde Escuro, Salada de Rúcula com Avocado e Morangos e Carnitas.
Aproveite o Patê de Fígado, que também é utilizado para enriquecer o Quibe e Sheperd's Pie.
Neste vídeo, mostro como preparar Coração de Galinha na Air Fryer, que é uma fonte excelente de ferro!
Esfiha de Carne é um lanche com uma dose extra de ferro e proteínas.
Adoro consumir sardinhas na Salada Niçoise e no Oniguiri!
Para consumir mais Verdes Escuros, experimente a Salada de Kale com Abóbora, Quinoa com Cogumelos e Espinafre e Sopa de Lentilha com Espinafre.
O feijão aparece no Chili con Carne e no Caldinho Cremoso!
Conheça o nosso curso para gestantes!
Você, como mamãe, tem poder para influenciar a saúde do seu filho positivamente e fortemente desde o ventre!
A Nutrição e o Estilo de Vida Saudável na gestação são suas melhores armas para lutar pela saúde do seu filho antes mesmo de ele nascer e os impactos duram a vida toda! Para preparar este curso, eu uni o que há de mais moderno e bem estabelecido na literatura científica com o conhecimento de povos tradicionais ao redor do mundo e ferramentas práticas para o dia a dia! Neste curso, quero te mostrar de forma leve e prática como fazer boas escolhas de saúde para uma gestação saudável e prazerosa!
Inclui um e-book de receitas exclusivo!
O assunto principal é Alimentação, que é o fator mais poderoso na saúde do bebê! Mas também vamos conversar sobre atividade física, exposição a toxinas, sono e manejo do estresse. Além das aulas completas sobre gestação, o curso inclui um módulo sobre alimentação no Trabalho de Parto e no Puerpério, para te ajudar na sua recuperação e cicatrização pós-parto. Também oferecemos um e-book exclusivo com receitas perfeitas para a gestação e puerpério para colocar em prática o conhecimento do curso!
Conheça nosso Livro!
O que usamos na cozinha?
Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!
Comments