No almoço e no jantar do bebê, recomendamos que sejam oferecidos alimentos diversos: um de cada grupo alimentar. Assim, a refeição será completa e fornecerá nutrientes essenciais para a saúde do bebê incluindo carboidratos, gorduras, proteínas, fibras, ferro e outros minerais e uma gama de vitaminas!
A sugestão dos Grupos Alimentares do pratinho completo não se distancia do prato tradicional brasileiro e isso é de propósito! A ideia é que o cardápio seja o mesmo da família com pequenas adaptações para o bebê.
Mesma comida, com adaptações simples!
No começo da Introdução Alimentar, por exemplo não oferecemos sal ao bebê e por isso costumamos recomendar que se retire a porção do bebê antes de temperar a comida da família. Assim, dá pra fazer só uma panela de arroz e uma panela de feijão, por exemplo! É só retirar o feijão ou o arroz do bebê antes de salgar o restante da comida para a família.
Adaptamos também a textura e o formato dos preparos que vão para o pratinho do bebê, mas sem ter que fazer uma comida diferente para o bebê. Um exemplo: se a família está comendo brócolis ao vapor, o do bebê pode ser exatamente o mesmo brócolis (mas cozido por um pouco mais de tempo). Se o prato principal da refeição é frango grelhado, essa pode ser a proteína do bebê também! Só será necessário não salgar o bifinho de frango do bebê e desfiar bem pequenininho antes de servir a ele.
Lembrando que as adaptações de textura e formato vão evoluindo conforme o bebê for crescendo! Não ficamos nos palitos de vegetais bem cozidos do BLW ou nas papinhas bem amassadas para sempre! É ESSENCIAL desenvolver consistências, texturas e formatos. Saiba mais assistindo ao vídeo a seguir:
Os 5 Grupos Alimentares
Na hora de montar o cardápio de Almoço e Jantar da família, inclua pelo menos um componente de cada grupo. Assim, você terá uma refeição completa e nutritiva para todos, inclusive para seu bebê!
Grupo 1: Grãos, Tubérculos e Cereais
Este é o grupo dos carboidratos, responsáveis por fornecer energia! Mas não é só isso que os alimentos desse tipo fornecem: eles também tem fibras, minerais e vitaminas (especialmente quando escolhemos versões mais naturais e menos processadas).
Arroz Branco ou Integral
Batata Doce
Batata Inglesa
Mandioca
Mandioquinha, Batata Salsa ou Batata Baroa
Milho
Polenta de Milho ou Angu de Milho
Macarrão (feito apenas com sêmola de trigo e água)
Quinoa
Cará
Inhame
Grupo 2: Leguminosas
As leguminosas são fonte de carboidrato e de proteína, além de também terem fibras, vitaminas e minerais!
Feijão (Branco, Preto, Carioca, Roxinho, Fradinho, etc)
Ervilha (escolha fresca ou congelada)
Grão de Bico
Lentilha
Grupos 3: Carnes, Vísceras e Ovos
Esse grupo é muito importante para fornecer proteínas para o bebê (que eles precisam para crescer bem). Além disso, as vísceras e carnes são excelentes fontes de ferro.
Carne Bovina
Peixes e Frutos do Mar
Frango
Carne Suína
Carne Ovina
Ovos de Galinha, Pata ou Codorna
Todos os cortes são permitidos, mas é preciso adaptar a textura para que as carnes fiquem bem macias e desfiando por isso o que mais indico são:
Músculo, coxão mole, coxão duro, paleta, acém e outras carnes de panela suínas ou ovinas (cozidas até ficarem desfiando);
Filé mignon, alcatra, maminha ou outros cortes que grelhados ficam bem macios e desfiando;
Todos os cortes do frango podem ser cozidos até estarem desmanchando;
Filé de peixe é indicado por não ter espinhos como as postas e são bem macios e fáceis de mastigar;
Ovos são oferecidos cozidos, mexidos ou em omelete (os bebês adoram comer tiras de omelete).
Grupo 4: Hortaliças Coloridas
Indico que você escolha pelo menos 2 representantes desse grupo para o pratinho! Os vegetais coloridos são deliciosos e cheios de vitaminas e minerais (além de fibras). É muito importante apresentar a variedade desse grupo para os bebês! Assim ajudamos a criar ótimos hábitos alimentares desde a infância e treinar o paladar dos pequenos para apreciar as hortaliças!
Tomate
Cenoura
Abóbora
Abobrinha
Beterraba
Chuchu
Quiabo
Berinjela
Vagem
Quiabo
Maxixe
Jiló
Repolho Roxo
Couve-Flor
Pimentão
Erva-Doce
Pepino
Aspargos
Cogumelos
Rabanete
Aipo
Alho-Poró
Grupo 5: Hortaliças Folhosas Verdes
Os vegetais folhosos verdes tem uma densidade de nutrientes muito preciosa e por isso a gente vai garantir que eles estejam presentes no pratinho! No começo é mais difícil de oferecer esses vegetais na textura correta. Mas conforme o bebê vai crescendo (especialmente depois dos molares terem nascido) ele vai ter a habilidade de moer bem essas folhas.
Comece oferecendo as folhas bem picadinhas e cozidas ou misturadas em preparações. Os bebê gostam muito de omelete com folhas verdes, carne de panela com folhas verdes picadinhas ou muffins de ovos com vegetais assados. O vegetal verde escuro folhoso mais fácil de oferecer é o brócolis que pode ser servido bem cozido em floretes mesmo.
Espinafre;
Bertalha;
Serralha;
Couve;
Brócolis;
Alface;
Almeirão;
Rúcula;
Agrião;
Acelga;
Chicória;
Ora pro Nóbis;
Folhas de brócolis, de beterraba, etc.
Agora ficou fácil! Use a colinha que eu deixei aqui e faça seus cardápios completos! É só escolher pelo menos um de cada grupo (e dois do grupo das hortaliças coloridas) e montar as suas combinações!
Baixe a colinha "Pratinho do Bebê" clicando abaixo! É legal até para imprimir e deixar na porta da geladeira!
E se o bebê for vegetariano?
Se a família escolher não oferecer carnes e vísceras para o bebê, é necessário consultar um nutricionista para que adequações nutricionais sejam feitas! Mas é claro que é possível ter um bebê muito saudável e com excelentes hábitos alimentares.
O pratinho completo incluirá todos os grupos (com exceção do de carnes, vísceras, peixes e ovos)! Se o bebê consome leite e derivados ou ovos, fica mais fácil ter todos os nutrientes na alimentação. Se o bebê é vegano, a necessidade de um plano alimentar específico feito por um nutricionista é ainda maior!
Na alimentação do bebê precisaremos incluir sempre:
Fontes de ferro vegetal como leguminosas e vegetais verdes escuros.
Fontes de ômegas 3 e 6 como chia, linhaça, nozes, amêndoas, sementes de girassol e algas.
Fontes de vitamina B12: ovos, leite e derivados ou suplementos adequados.
Fontes de vitamina A: leite, ovos, vegetais verdes escuros, vegetais e frutas amarelas e alaranjadas.
Fontes de proteína: ovos, leguminosas, tofu, tempeh, grãos, aveia, sementes, oleaginosas.
Espero que essas informações te ajudem com a Introdução Alimentar do seu bebê! Abraços, Marina