Couve é uma daquelas hortaliças super presentes na mesa do brasileiro: é barata, fácil de cultivar, rende bem e é bem gostosa! Nos últimos anos ela até ganhou um status "fit" já que virou o componente número 1 do Suco Verde tão disseminado na internet!
Mas nem só de suco verde e feijão tropeiro vive a couve, minha gente! Existem diversas possibilidades de uso e preparos maravilhosos! A receita de hoje, inclusive, eleva a couve a um prato sofisticado e incrivelmente delicioso: uma massa fresca recheada com molho amanteigado de sálvia!
Capeletti de Couve e Ricota
Rendimento: 8 porções.
Nível de Dificuldade: Fácil.
Tempo de Preparo: 2h.
Armazenamento: cozinhe a massa e mantenha com molho na geladeira por até 4 dias ou congele os capeletti crus em uma forma e então armazene no freezer em sacos ou potes por até 2 meses (cozinhe os capeletti em água fervente congelados mesmo).
Ingredientes
Massa
450g de farinha de trigo
4 ovos grandes
1 colher de sopa de azeite
50-70mL de água
1 pitada de sal
Recheio
1/2 maço de couve picado grosseiramente
1 cebola picada grosseiramente
1 colher de sopa de azeite para refogar + 2 colheres de sopa de azeite para finalizar o recheio
1/2 xícara de avelãs tostadas (ou qualquer outra oleaginosa)
500g de ricota fresca
300g de muçarela de búfula fresca
Noz moscada a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
50-100mL de leite se necessário
Finalização
Manteiga
Sálvia
Água da Cocção do Macarrão
Sal e pimenta do reino
Queijo parmesão para salpicar por cima
Modo de Preparo
Massa
Numa tigela grande ou em uma bancada limpa, misture a farinha de trigo com o sal e abra um buraco no centro.
Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e se um estiver estragado você não perde toda a receita. Adicione a água e o azeite à tigela e bata com os ovos.
Despeje os ovos batidos no buraco no centro da farinha.
Aos poucos, com um garfo, misture os ovos com a farinha, fazendo movimentos circulares do centro para a borda.
Assim que a farinha incorporar os ovos, misture e amasse com a mão até formar uma bolota. Transfira a massa para a bancada e sove e amasse bem até ficar lisa e macia - isso leva cerca de 15 minutos. Pressione a massa com o dedo e observe: o dedo deve fazer uma pequena depressão na massa, mas ela deve voltar rapidinho mostrando que a massa está bem elástica.
Embale a massa com filme e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos. Se você for abrir a massa depois, mantenha na geladeira por até 8 horas.
Tire a massa do filme plástico e corte em pedaços menores.
Passe a massa por um rolo na espessura mais grossa que a máquina permitir. Dobre a massa ao meio e passe novamente. Repita isso formando um retângulo de massa por 2 ou 3 vezes ou até que sua massa esteja bem lisa.
Comece a afinar a massa: passe pelo rolo para afinar um nível de cada vez até que ela esteja bem fina. Para massas recheadas, vou até a penúltima espessura da minha máquina e minha massa fica tão fina que consigo ver o outro lado da bancada de trabalho.
Corte a massa em quadrados do tamanho que desejar, os meus tinham cercad de 7cm de lado.
Coloque um pouco de recheio no centro dos quadrados e dobre ao meio para formar um retângulo. Não se esqueça de molhar levemente com os dedos os locais onde você vai colar a massa. Na hora de fechar esse triângulo, retire todo o ar que poderia ficar preso junto com o recheio.
Junte as duas pontas da base do retângulo formando o um capeletti. Lembre-se de colar com um pouco de água.
Vá colocando seus capeletti em uma superfície enfarinhada e cubra com um pano para que não ressequem.
Cozinhe um uma panela grande com bastante água fervente e salgada. O tempo de cocção vai depender do tamanho da sua massa, da espessura dela e de quantos capeletti você coloca de uma vez. Os meus cozinharam em 30-45 segundos.
Finalize o macarrão no molho de sua preferência. Eu fiz um molho muito simples: em uma frigideira derreti a manteiga com sálvia e deixei que ela ficasse dourada e a sálvia levemente crocante. Então, adicione o macarrão cozido com um pouco de água da cocção do macarrão e cozinhei tudo junto na frigideira por 1 minuto mexendo tudo para emulsionar o molho. Servi imediamente com queijo parmesão por cima.
Recheio
Em uma frigideira, refogue a cebola em 1 colher de sopa de azeite até que esteja translúcida. Adicione a couve e refogue até que ela murche.
No processador de alimentos, bata as avelãs até que estejam bem trituradas em pedaços bem pequenos como em uma farinha grossa.
Acrescente a ricota, muçarela de búfula e couve refogada e processe até que vire um recheio homogêneo e esfarelento.
Acrescente sal, pimenta do reino e noz moscada e misture.
Finalize umedecendo com o azeite e um pouco de leite. A mistura deve ficar molhadinha e formar bolinhas se modelada.
Use o recheio em massas frescas ou panquecas.
O que usamos na cozinha?
Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!
Comments