O alho-poró é uma hortaliça, pertence a mesma família que a cebola, chalota, cebolinha, cebolinha francesa e alho. Ele parece uma cebolinha gigante, mas tem um sabor suave e levemente adocicado, além da textura cremosa quando cozido!
O alho-poró ganhou fama na culinária francesa (usamos ele no clássico Oeufs en Cocotte e na Sopa de Batata com Alho Poró, por exemplo) mas logo ficou popular em todo o mundo. Sem dúvidas, ele é um acompanhamento delicioso dos guisados, refogados e também de saladas e sopas!
Aqui já fizemos até uma "Pizza" de Couve-flor com Alho-poró Caramelizado!
No post a seguir, vou contar para vocês sobre as características nutricionais da Alho-Poró, bem como seus usos culinários, dicas de armazenamento e adaptações para servir esse vegetal desde bebês até adultos.
Composição Nutricional do Alho-Poró
Em 100g de alho-poró cozido, podemos encontrar:
32 kcal de Energia;
1,4g de Proteína;
0,1g de Gordura;
6,9g de Carboidrato;
2,5g de Fibra Alimentar;
11,0mg de Magnésio;
24mcg de Folato;
0,29mg de Cobre
14,1mg de Vitamina C
Do ponto de vista nutricional, o alho-poró é um vegetal que apresenta boa fonte de potássio, ferro, proteínas, cálcio e fósforo. Tem pequenas quantidades de vitaminas do complexo B e apresenta baixos níveis de calorias também.
É uma boa fonte de nutrientes como Magnésio e Vitamina A. Possui pequenas quantidades de fibras, cobre, vitamina B6, ferro e folato.
O magnésio é o quarto mineral mais abundante em nosso organismo, ele auxilia nas funções musculares e nervosas, regulação de pressão arterial, contribui no sistema imunológico e está associado a redução do risco de acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e diabetes do tipo 2.
Apresenta boas quantidades de carotenóides pró-vitamina A, incluindo o betacaroteno. Importante para a saúde imunológica e para a visão. Também é fonte de vitamina K1, necessária para a coagulação do sangue e saúde cardíaca.
É rico em antioxidantes, responsáveis por combater a oxidação celular. Entre os antioxidantes mais abundantes no alho-poró encontramos o kaempferol, que contribui para prevenir doenças como diabetes, câncer e doenças cardíacas.
O alho-poró também contém alicina, o mesmo composto encontrado no alho. Essa substância tem propriedades antimicrobianas, redutoras do colesterol e potencial anticancerígeno.
Como escolher a Alho-Poró?
O alho-poró é encontrada na seção de hortifruti do mercado ou em feiras, às vezes refrigerado, às vezes não.
Na hora de escolher, observe se as folhas estão frescas e com a cor bem verde. Não queremos folhas murchas ou estragadas. A parte do comprimento deve estar branca, livre de manchas.
Como higienizar e armazenar?
Para higienizar siga as orientações deste post: Como higienizar frutas e hortaliças. O único detalhe é que o alho-poró deve ser cortado antes de ser higienizado, para que assim você consiga retirar toda a terra que sujeira que se acumula entre as camadas do vegetal.
O alho-poró cru não deve ser guardado a temperatura ambiente pois ele estraga muito rápido. Assim que você chegar do mercado ou da feira, armazene o alho-poró bem sequinho em sacos ou potes fechados e guarde na geladeira. Desta forma irá durar até 2 semanas sem estragar.
Se o alho-poró estiver cozido, guarde em um pote hermético dentro da geladeira. Cozido, o alho-poró dura até 5 dias na geladeira.
Posso congelar? Sim, você pode congelar o alho-poró cru ou cozido, por até 10 meses.
Ideias de Receitas com Alho-Poró
O alho-poro é muito fácil de adicionar a dieta, é super versátil e valoriza receitas para todas refeições: café da manhã, almoço e jantar! Você pode inserir o alho-poró em receitas no lugar da cebola, inclusive: o efeito será um prato mais suave e adocicado. Lá vão algumas ideias:
Uma pitada de gastronomia francesa para o seu café da manhã: faça Oeufs en Cocotte, que são ovos assados com creme!
Aqui eu te ensino a fazer um caldo de vegetais que é um coringa pra se ter na cozinha: Frango Cozido com Caldo Claro com Vegetais
O encontro da abóbora com o alho-poró: Risoto de Abóbora com Sálvia e Quibe de Abóbora.
Aos meus amigos vegetarianos: Torta Rosti de Mandioquinha e Cogumelos é uma daquelas receitas que começa a te provocar desde o preparo com seus aromas deliciosos… O cheirinho do cogumelo dourando, a camadinha crocante de mandioquinha e o recheio cremoso e molhadinho fazem dessa preparação uma preciosidade!
Sopa fácil, nutritiva e gostosa: Sopa Cremosa de Lentilha com Leite de Coco, ou como eu gosto de chamar: "abraço aconchegante" em formato de comida! Também tem a Sopa Cremosa de Alho-Poró com Batata!
Que tal uma "pizza" diferente? Pizza" de Couve-flor com Alho-poró Caramelizado
Um acompanhamento perfeito: Alho-Poró, Batatas e Rabanetes Assados com Molho Cremoso de Mostarda
Abaixo eu coloquei algumas receitas que usam o Alho-Poró como ingrediente, mas se você escrever "Alho-Poró" no campo de busca do site, encontra ainda mais ideias!
Alho-Poró costuma dar alergia?
Não! A alergia ao alho-poró é muito rara.
Alho-Poró para Bebês
Quando posso introduzir o Alho-Poró?
Desde o início da Introdução Alimentar! Isso ocorre quando o bebê tem todos os Sinais de Prontidão, incluindo ter completado 6 meses de idade! Assista o vídeo para entender direitinho esses sinais: https://youtu.be/Wxypqpyu6X8.
É saudável para bebês?
Sim! O alho-poró é uma hortaliça bem nutritiva! É uma boa fonte de vitaminas do complexo B, principalmente o Folato, e também Vitamina A, nutrientes que suportam o crescimento e visão saudável dos bebês.
Também tem ferro e fibras, sendo benéficos para o desenvolvimento e saúde intestinal.
Apresenta compostos bioativas que oferecem propriedades antibacterianas, antiinflamatórias e antioxidantes. Compostos que ajudam a manter o seu bebê saudável!
No almoço e no jantar do bebê sugerimos sempre 5 grupos alimentares:
Grãos, tubérculos e cereais;
Leguminosas;
Carnes, Frango, Ovos, Peixes, Vísceras;
Hortaliças Coloridas;
Hortaliças Verdes Escuras.
O Alho-Poró é um representante do grupo de hortaliças coloridas e é um ótimo alimento para entrar no cardápio.
Como oferecer o alho-poró para bebês no método de papinhas?
Em uma tábua, bata com a faca até que fique em pedaços pequenos, refogue e na manteiga ou no azeite. Sirva o alho-poró sozinho para o bebê conhecer o sabor, ou sirva como acompanhamento em saladas, refogados, carnes, etc.
Como oferecer o Alho-Poró para bebês no BLW?
Bebês entre (6-12 meses): comece oferecendo o alho-poró fatiado em rodelas, refogado em manteiga ou azeite (você pode adicionar colheradas de água à panela se o azeite secar o alho-poró começar a grudar). O resultado deve ser cremoso e bem macio (dá pra amassar com os dedos). De acordo com a evolução do bebê, você pode oferecer na colher ou espalhar a mistura em pães, frango ou peixe ou misturá-la em macarrão ou em prato de arroz ou quinoa para o bebê comer com as mãos.
Algumas ideias de receitas com Alho-Poró: